domingo, 29 de julho de 2012

ADEUS CARA LIMPA... CONHEÇA OS RISCOS DE SE BARBEAR TODOS OS DIAS

Fazer a barba todo dia é 'aniquilar a pele', diz médico americano
Falhada, a barba de Rodrigo Santoro é igual à de grande parte dos homens após o terceiro dia longe da lâmina
"Fazer a barba é como esfoliar a pele. Você pode fazer isso impunemente no máximo três vezes por semana, mas que tipo de mulher esfoliaria o rosto todos os dias só para apresentar uma pele lisinha no trabalho?"
Quem pergunta é Jeffrey Benabio, dermatologista americano por trás do "The Derm Blog", site para leigos que já atraiu 3,5 milhões de visitantes, entre eles a apresentadora Oprah Winfrey.

Para Benabio, o hábito de se barbear traz sérios problemas ao rosto do homem: "Os 'yuppies' dos anos 1980 trouxeram essa moda de que barba é algo selvagem que precisa ser eliminado. Os homens não fazem a barba, eles a aniquilam e, no processo, aniquilam suas peles", disse em entrevista à Folha.

Entre os problemas citados por Benabio estão inflamações, foliculite e ressecamento. "A cada vez que você faz a barba surgem pequenos cortes e feridas. É preciso dar um tempo para que a epiderme se recupere das escoriações antes de agredi-la novamente", afirma.
"Homens que têm pelo reto e fino podem fazer a barba todos os dias sem problemas", defende Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para ela, o uso diário da lâmina só traz problemas para quem tem pelos muito grossos e encaracolados, com tendência ao encravamento. Nesses casos seria melhor espaçar as sessões por pelo menos três dias ou fazer algumas depilações a laser para enfraquecer os fios.
Se o encravamento é constante, uma alternativa é apelar para o laser. Segundo Claudio Roncatti, presidente da Sociedade Brasileira de Laser, três sessões costumam ser suficientes para acabar com a foliculite, diminuir a espessura dos fios e a densidade de pelos.

O laser também resolve o problema de quem se machuca sempre no mesmo lugar. Isso acontece quando a pessoa tem muitos fios nascendo no mesmo folículo, segundo o médico.

O único problema de fazer poucas sessões são os temidos "buracos" na barba. "O laser destrói primeiro os pelos mais fracos, por isso fazer poucas sessões só é recomendável para quem não tem planos de deixar a barba crescer", afirma Carolina Marçon, dermatologista membro da Academia Americana de Dermatologia.

O pescoço é a região mais procurada pelos homens interessados em laser, afirma a médica Eveline Sebba, especialista responsável pelos procedimentos feitos na rede Onodera. "É um local bastante afetado por pelos encravados, então até os barbados acabam preferindo eliminar os fios dessa região", diz.

Como usar a Lâmina

Arte: O Dia

* Durante o banho, passe uma camada de condicionador na região da barba. Ele vai ajudar a amolecer os pelos. O vapor do chuveiro também ajuda a pele

* Lave o rosto com um sabonete antiséptico. Bactérias da pele podem causar foliculite e inflamações

* Se estiver com tempo, aplique uma toalha quente no rosto por 3 minutinhos. Isso ajudará a vasodilatação e incha um pouco os pelos

* Aplique uma espuma de barbear e massageie o rosto por alguns minutos. Os produtos em textura de gel e musse são recomendados para peles oleosas, enquanto os cremes devem ser usados em peles secas

* Com o barbeador limpo e no mínimo com 3 lâminas, comece a barbear no sentido do crescimento dos pelos. O uso da lâmina no sentido oposto pode fazer com que o pelo penetre na pele antes de ser cortado, estimulando o encravamento dos fios

* Lave o rosto com água fria para fechar os poros e vasinhos, evitando o sangramento

* Use uma loção pós-barba. Procure uma que seja pouco alcoólica e que tenha alguma substância como camomila, azuleno, alfa bisabolol, nicotinamida ou antioxidantes

* Nunca esqueça, para finalizar sempre aplique o filtro solar.

Fonte: Folha de S. Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário